domingo, 15 de fevereiro de 2015

Home-Office do Cartunista


A ideia de Home-Office (Escritório em casa) veio com o surgimento das novas tecnologias. Os notebooks, os celulares e, principalmente, a internet trouxeram ao trabalhador atual maior mobilidade. Além disso, fatores como a globalização (expansão da economia) e a terceirização dos serviços contribuíram para o desenvolvimento desse novo modelo de trabalho, o escritório em casa.

O Home-office é um estilo de trabalho, onde o profissional desenvolve suas tarefas e atividades profissionais em uma estação de trabalho projetada em sua própria residência.

 

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), trabalhar em casa traz muito benefícios, tanto para o trabalhador como para a empresa.
 
De um lado, as empresas economizam com água, energia e outras despesas relativas ao número de trabalhadores que utilizam o espaço em questão. 
 
Aumenta-se consideravelmente a produtividade e a qualidade do trabalho apresentado. De outro, nota-se uma maior adaptação dos turnos de trabalho às etapas de maior produtividade; queda do nível de estresse; maior convivência familiar e, claro; menos horas de trabalho perdidas no trânsito e no congestionamento caótico das grandes cidades.


 

 
Com base neste contexto, o Blog “Decor News” traz um modelo de escritório bem funcional para você se inspirar e quem sabe, projetar um cantinho de trabalho aí na sua casa. Vamos conferir?

Dentre os ambientes expostos no Evento “Polo Design Show 2014”, que acontece no Pavilhão Vera Cruz, localizado na cidade de São Bernardo do Campo- São Paulo; o Blog decidiu mostrar o "Office do Cartunista", um espaço com área de trabalho e living, criativo e sofisticado.

Mas o que é um living?
O living vem da palavra "living room" que significa sala de estar ou sala de espera. Muitos escritórios possuem um living integrado para receber os clientes.

A designer de interiores, Samantha Nadalin  http://www.nadalinarquitetura.com.br/ é a criadora deste ambiente encantador, lúdico e super profissional. Um lugar agradável e convidativo, onde você pode passar horas trabalhando tranquilamente.
 
http://www.nadalinarquitetura.com.br/

Neste caso, o Home-Office predomina mais do que o Living. A designer conseguiu usar muitas cores, de forma que uma cor não interferisse na outra. O Home-Office ficou super descontraído, colorido e versátil.

Inspiração e escolha do tema:

Para a escolha do tema é importante, primeiramente, conhecer a pessoa que irá trabalhar no espaço, sua profissão e suas necessidades.

O principal desafio da designer foi projetar um ambiente que representasse bem o proprietário do espaço.  Um cartunista bem humorado, extremamente intelectual, com uma visão política apurada.

A designer buscou unir em um mesmo ambiente, a criatividade e o humor transmitidos pela mistura das cores, com a seriedade de um local de trabalho. Assim, criou-se o “Office do Cartunista”, um espaço personalizado; sóbrio; sério; inteligente, mas ao mesmo tempo bem alegre. Inspirado em cartunistas famosos.

A designer buscou homenagear não apenas um, mas vários personagens de diversas histórias em quadrinhos e seus respectivos criadores.

Como o home-office é um ambiente de trabalho voltado para o público adulto, escolheu personagens de grande enfoque político, com mensagens bem diferentes dos quadrinhos voltados para o público infantil.


São eles; a heroína “Mafalda” (criada pelo argentino Quino), que não limita-se aos problemas enfrentados por uma criança de sua idade, como ter de comer legumes, por exemplo. A personagem vai além, possui uma visão crítica e apurada sobre questões econômicas e sociais do mundo. Repudia a injustiça, a desigualdade social e a violência.

Calvin e Haroldo, (tirinha criada pelo cartunista Bill Watterson), um menino hiperativo de seis anos de idade, com muita imaginação e Hobbes, seu tigre de pelúcia. Com uma visão de mundo única.

O famoso Tintim (criado pelo cartunista belga Georges Prosper Remi), personagem que representa valores heroicos como a solidariedade e a justiça.

Outro personagem com a mesma visão é o famoso cãozinho “Snoopy”, (criado pelo norte americano Charles Monroe Schulz), que filosofa a respeito da condição humana e sobre os valores da sociedade. Fala de emoções e sentimentos humanos universais.

 
Tema escolhido, vamos a decoração!

Para você montar uma estrutura de Home-Office com Living, alguns móveis são essenciais: mesa de escritório; cadeiras; armários; estantes; sofás e uma mesa de Centro.
Abuse dos móveis multifuncionais. Perceba que a mesa de centro escolhida possui três módulos que se encaixam. Eles podem ser usados separadamente em diversos ambientes da casa, até mesmo na área externa.
 




Virando as peças, percebemos que os módulos possuem cavidades.  Estas cavidades tornam essa mesa muito mais funcional. As peças podem, tranquilamente, ser utilizadas como vasos; porta trecos; organizadores de revistas; enfim, o que a sua imaginação permitir. Inspire-se!

 

A mesa de escritório escolhida é de acrílico, de um tamanho considerável. Ela deve comportar todos os equipamentos de trabalho. Um computador/notebook, um telefone; uma impressora multifuncional; uma luminária e os materiais de escritório.
 

A mesa é de um tamanho grande em comparação ao cavalete, uma peça bem menor. A designer teve que elaborar um projeto irregular para essa mesa, de modo que o cavalete não "sumisse"no ambiente. Perceba que, ao invés de retangular, como as mesas comuns, ela foi desenhada em formato de trapézio. Esteticamente falando, esses detalhes fazem toda a diferença.
 
 
Os pés da mesa em questão são: o cavalete (preto) e o próprio armário em L (roxo), juntamente com o apoio da parede. Deste modo, a mesa pode acomodar duas cadeiras, ao invés de apenas uma. Criou-se mais um espaço para organizar os itens de escritório, guardados nesta caixa organizadora transparente(roxa) situada ao lado da cadeira. Quem não tem muito espaço em casa, sabe da importância de aproveitar cada cantinho.

 
Armários:

Além de pé da mesa, o armário roxo tem inúmeras funções. São elas: armário com gavetas grandes para guardar a papelada; aparador, onde foram disponibilizadas bandejas com taças, copos e canecas; baleiros  e muitos nichos para expor os objetos decorativos.

Um nicho maior foi projetado para receber o frigobar, item super importante em um home-office, principalmente se o proprietário mora em um sobrado. Com o frigobar, a pessoa não tem necessariamente de parar seus afazeres, perder a concentração e a produtividade para ir até a cozinha buscar uma garrafa de água, por exemplo. Você também pode disponibilizar em cima do aparador, uma cafeteira elétrica. Receber bem seus clientes faz toda a diferença.
 

Peças coringas: Suporte para livros

É muito importante o home-office ter uma estante ou um porta livros para organizar seus materiais e deixa-los sempre a mão. Neste caso, a designer utilizou garrafeiros como suporte para livros (Peça Coringa). Ótima ideia! Ela colocou livros e objetos de decoração.

Mas o que são peças coringas na decoração?

Peças coringas são peças bem práticas, que combinam com tudo, ou seja, podem ser disponibilizadas em vários ambientes da casa. Peças que podem ser mudadas sem a necessidade de um grande recurso financeiro, como almofadas; cadeiras; quadros; tapetes, dentre outros. 
 

Como a parede está mais neutra, ela soltou a criatividade com os garrafeiros coloridos.
 

Observe como os livros ficaram super organizados:
 

Assentos:

É preciso ter muito cuidado para não exagerar nas cores. Abaixo do garrafeiro, poltronas  super modernas da cor preta.
 


Do outro lado, um sofá branco (neutro) com algumas almofadas coloridas.
 

A designer utilizou esse puff redondo com estampa de histórias em quadrinhos super fofo. Ele cabe em qualquer cantinho, ótima solução para quem tem pouco espaço. Além de assento, pode ser utilizado como apoio para os pés ou até mesinha de apoio. É feito de tecido sintético, o que facilita na limpeza.
 

Complementos: Quadros

Além da parede ser  composta por  quadros de diversos personagens, é importante colocar alguns neutros, para compor a decoração de uma forma harmoniosa. Lembre-se: Quadros são objetos coringas na decoração e proporcionam personalidade ao espaço.
 



Você mesmo(a) pode desenvolver um quadro como este. Escolha uma revista que você goste, recorte a imagem, leve em uma gráfica, mande emoldurar e pronto. Uma peça super personalizada e exclusiva! Ou então, você pode comprar um Kit Moldura e colar a imagem.
 


 
Decoração das paredes


Também foi usado um Revestimento Cerâmico. Este Revestimento é espanhol, lançamento no Brasil. Você pode utiliza-lo de diversas maneiras. Se não desejar instala-lo na parede inteira, pode utiliza-lo em nichos; como moldutas; quadros; enfim, são infinitas as possibilidades. Use a criatividade e mãos a obra!
 

Iluminação e ventilação

Segundo o guia do SEBRAE, "a dimensão do Home Office dependerá do espaço que o empresário tem disponível em sua casa. Independentemente de estar em casa, o espaço deve ser bem planejado para evitar interferências e proporcionar boa iluminação e ventilação para que haja conforto e estímulo à produtividade".

Além da iluminação do ambiente, observam-se essas luminárias em cima do aparador.
 
Não é só uma luminária, é uma Luminária-porta revistas.
 
 
Uma luminária individual foi colocada na mesa de trabalho.
 

Organizador de revistas

Segundo o guia do SEBRAE, a decisão de trabalhar em casa deve ser bem pensada, pois este é um modelo de trabalho que exige muita disciplina, organização e assertividade.
Abaixo estão alguns organizadores usados pela designer neste espaço:  um esse revisteiro super charmoso e funcional.

Organizadores de mesa


Sua mesa de trabalho não precisa ser sem graça né? Você pode organizar seu escritório com muito bom gosto.


A designer utilizou um kit escritório composto de porta treco, porta arquivo e porta papel, feito de papelão colorido.
 
 
 

Você mesmo(a) pode desenvolver um porta treco como este. Escolha uma revista em quadrinhos que você goste, recorte a imagem e encape uma caixinha de plástico ou de madeira. Uma peça super personalizada e exclusiva! Outra opção é encapar com papel adesivo de estampa colorida ou estampa de quadrinhos.

Sacolas penduradas em ganchos:
Objetos retrô: Cinzeiro e Puff

Televisão:

Segundo os profissionais de Marketing, o modo como você apresenta o seu produto faz toda a diferença. A ideia da designer foi exatamente essa. Enquanto o profissional oferecer o produto ao cliente na mesa, as imagens deste produto estarão sendo mostradas na Televisão. Ótima ideia! Em volta da Televisão, foi anexado um painel de pensamento, também inspirado nas tirinhas dos quadrinhos.
Crédito deste projeto lindo: http://www.nadalinarquitetura.com.br/
Espero que vocês tenham gostado! Mil beijos e até o próximo Post.

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário