domingo, 15 de fevereiro de 2015

Como montar uma brinquedoteca em casa

 
"Brincar de amarelinha; adoleta; peteca; ciranda cirandinha; pipa; pique esconde; passa anel”. “Brincar nas ruas, nas praças, nos parques”. Lembranças de uma infância doce e tranquila aonde a socialização ia muito além de uma mera tela de computador.

 
Nas últimas décadas, houveram muitas mudanças com relação ao "brincar". A urbanização acelerada dos grandes centros; o aumento da circulação de automóveis, juntamente com alguns problemas sociais, como a violência,  interferiram nas brincadeiras das crianças, trazendo o brincar para dentro de casa.
 
 
Foi nesse contexto que nasceram as brinquedotecas, espaços dedicados as crianças, as brincadeiras e ao aprendizado.

 
Para a psicóloga Rosangela Costa (50), a brinquedoteca é muito mais do que um "cantinho" para guardar os brinquedos. É no brincar que os pequenos se relacionam com as demais crianças e atribuem sentido aos espaços em que elas vivem. Quando os pais disponibilizam um espaço para as brincadeiras dos filhos, eles estão contribuindo para um desenvolvimento muito mais saudável.

 
Como inspiração para o Post de hoje, escolhemos  uma das brinquedotecas expostas na Casa Cor, criada pela arquiteta Renata Dutra http://renatadutra.com.br/. Vamos mostrar todos os detalhes e fornecer dicas para você criar uma brinquedoteca aí na sua casa.
 

Ao chegar no estande, o visitante já se depara com uma entrada super diferente, nada mais nada menos do que a boca de um enorme rinoceronte em meio a uma vasta floresta. É uma forma das crianças mergulharem logo de cara nesse ambiente lúdico e encantador.
 
 
http://renatadutra.com.br/

De fora já podemos notar o ambiente da brinquedoteca


http://renatadutra.com.br/

Note que a brinquedoteca é formada dois "cômodos". Uma cômodo mais baixo,  próximo da entrada, com as paredes pintadas de cinza e um cômodo maior e mais alto, onde está localizada a floresta. Assim, a arquiteta pode separar os ambientes da brinquedoteca. Na frente, a área do cinema e no fundo, a área de brincar e aprender.
 
Primeira dica para você montar uma brinquedoteca aí na sua casa:

Escolha o Tema da decoração! Lembre-se: A decoração lúdica é o que inspira a criatividade e a vontade de aprender. Pesquise quais são os brinquedos e personagens preferidos do seu filho. E em cima deste tema, elabore o projeto. Assim, fica muito mais fácil na hora de decorar.

A arquiteta escolheu o tema floresta.
 
http://renatadutra.com.br/

Com o tema escolhido em mãos; escolha o papel de parede. No caso desta brinquedoteca, foi criado um cenário adesivado no ambiente, feito por uma empresa de adesivamento, que apresenta uma casa, com uma pequena horta, em contato com uma floresta e diversos animais, como macacos, coelhos, dentre outros. 

Sugestão: Ao invés do adesivamento, escolha um papel de parede bonito ou utilize papel adesivo. Estes materiais também vão proporcionam um efeito super bonito a sua brinquedoteca.

As árvores de mdf compõe o palco para o teatro, completando o cenário de floresta. Foram desenvolvidas por uma marcenaria.
 
http://renatadutra.com.br/

O teto também foi adesivado, dando a ideia de copa da árvore de mdf. Super bacana né? Com a luz mais baixa, podemos notar os olhinhos dos animais da floresta, iluminados por feixes de luz. A criança se sente realmente dentro de uma grande floresta.
 
Observe também que o ar condicionado da brinquedoteca sumiu por entre as árvores, ele também foi adesivado. Pequenos detalhes que fazem a diferença.

A arquiteta criou um pequena horta, com almofadas de pelúcia em formato de cenouras, tomates, dentre outros legumes. Assim, a criança se sente integrada ao processo de plantio e colheita de algumas frutas e legumes da sua própria alimentação. Incentivando os pequenos a comer alimentos saudáveis, que auxiliam no seu crescimento.
 
http://renatadutra.com.br/

Com isso, a brinquedoteca ganha outro papel, o de ensina as crianças desde cedo a importância de cultivar as plantas e preservar o meio ambiente.
Abaixo, algumas almofadas utilizadas na decoração da horta.
 
Imagem "Fom"

 
Vaquinhas; pássaros; galinhas; pintinhos; sapos e outros animais da fazenda também fazem parte desse ambiente. As crianças entram no clima rural.


http://renatadutra.com.br/


Esta estante infantil, posicionada ao lado da horta, possui o tamanho perfeito para que as crianças alcancem os materiais de desenho. Elas utilizam e devolvem no respectivo lugar. Facilitando a organização do ambiente. As mamães agradecem.
 
http://renatadutra.com.br/


Na primeira prateleira,  o marceneiro fez quatro furos para que os baldinhos (porta trecos) pudessem ser encaixados, organizando os lápis de cor por categoria.

Na segunda prateleira, estão organizadas uma almofada de sapo e duas de cogumelo, objetos que complementam o tema horta.

Na terceira prateleira foram colocados os produtos de jardinagem (regadores e baldes decorados). Ao lado, é disponibilizado um avental de jardinagem, com pazinhas e outros utensílios para que as crianças cuidem da horta, aprendam e se divirtam a valer.
 
 
 
Imagem "Fom"


Do outro lado da horta, observa-se uma casa, dando ideia de fazenda e cidade.
As meninas adoram se maquiar, adoram espelhos. Pensando nisso, a arquiteta criou uma bancada diferente. Repare que a jardineira (com margaridas amarelas) da casinha funciona como bancada de maquiagem, da cor magenta e a janela da casinha é o espelho da bancada. Super criativo!

 
http://renatadutra.com.br/


Além de animais, plantas e árvores. O que mais tem em uma floresta? Lagos e rios. Então, note que a mesa faz referência a um lago, com linhas sinuosas, da cor azul.


http://renatadutra.com.br/
 
 Vamos ao cômodo maior, espaço reservado para projetar o cineminha dos pequenos.


http://renatadutra.com.br/

 
Quando as luzes se apagam, podemos notar as luzinhas posicionadas no teto do cineminha, dando a ideia de estrelas brilhantes no céu. Encantador!



http://renatadutra.com.br/
 
Os puffs ovais baixos com travesseiro acoplado para encostar a cabeça da criança são lindos. Podem ser utilizados para a criança sentar e também para deitar.
 
Outra parte bacana desse puff é que a  capa é regulável. Isso permite você ajustar conforme o seu gosto, um puff mais firme ou mais maleável. São diversas as opções de capas avulsas para mudar o seu ambiente de forma rápida e prática.
 
Imagem "Fom"

 
 É importante ensinar os filhos desde cedo a se organizar. Para isso, a arquiteta se preocupou em criar alçapões no tablado do palco, para guardar os brinquedos.
 
http://renatadutra.com.br/

 As almofadas de animais são super coloridas!


Imagem "Fom"

Foram projetados bancos-degraus, super funcionais, que além de facilitar o acesso das crianças ao palco, possuem gavetões para organizar os brinquedos.
Os bancos também servem para expor os gibis preferidos; os livros infantis; além de banco e mesa para desenhar.  
 
http://renatadutra.com.br/

As almofadas deixam a brinquedoteca muito mais aconchegante.



Imagem "Fom"
 
 
 

 
Espero que vocês tenham gostado, mil beijos e até o próximo Post.

Crédito do projeto lindo: http://renatadutra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário